A Chapada dos Guimarães fica a 65 de Cuiabá, capital de MT. É repleta de natureza, com muitas cachoeiras, trilhas, cavernas e visuais únicos.

Uma das suas principais atrações é o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Ele fica entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães e protege uma boa parte de cerrado e paredões de arenito dentro dos seus 33 mil hectares. É uma unidade de conservação federal voltada ao turismo.

As atrações permitidas no parque nacional são:

1 – O mirante da Cachoeira Véu de Noiva é uma das atrações mais visitadas no parque nacional. Seu acesso se dá pela portaria principal, localizada a cerca de 10 km da Chapada dos Guimarães. Trilha com cerca de 500 metros, levemente acidentada e em declive até o mirante. Lindo visual do vale do Rio Coxipó e cachoeira Véu de Noiva, com mais de 80 metros de altura.

Mirante Cachoeira Véu de Noiva


2 – Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional


3 – A Cidade de Pedras fica no topo e na borda dos paredões do Planalto Central brasileiro e o acesso se dá pela MT 020. A visitação é permitida com acompanhamento de guia de turismo, agendamento prévio e sempre com veículo 4×4.

O passeio leva em torno de 3 horas entre ida e volta e sempre é realizado com seu complemento localizado logo abaixo dos paredões, o Vale do Rio Claro.

A Cidade de Pedras tem visual único, uma imagem marcante de toda a Chapada.

Sua visitação começa depois de um trecho de estrada acessível com veículo 4×4. Chegada no estacionamento e pequena caminhada de cerca de 400 metros até a borda dos paredões, de onde já é possível admirar o visual em um primeiro mirante. A partir dali é possível realizar uma pequena trilha que vai margeando a borda, levando a mais alguns pontos com imagens inesquecíveis.

Cidade de Pedras


4 – Vale do Rio Claro
5 – Morro São Jerônimo
6 – Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados
7 – Travessia do Parque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.